SERVIÇOS

A TMG Cidadania Italiana oferece assessoria em todas as etapas do processo, para que você fique tranquilo e tudo ocorra dentro dos formatos legais e mais adequados à sua necessidade. O processo de solicitação da cidadania italiana pode ser feito de forma individual ou familiar (junto com parentes da mesma linhagem).

ETAPA 1
ÁRVORE GENEALÓGICA
Momento de levantar informações a respeito da sua linhagem, incluindo pais, tios, avós, bisavós...até seu antenato. Com isso é possível construir a árvore genealógica e assim identificar quem é o italiano da sua família.
ETAPA 2
BUSCA DE CERTIDÕES
BRASILEIRAS E ITALIANAS
Com as informações iniciais coletadas e dados corretos, inicia-se a busca pelas certidões “em inteiro teor” dos antepassados brasileiros e italianos para posterior análise. Caso não se tenha os dados exatos das certidões, será necessário incluir a PESQUISA antes da BUSCA. Ou seja, descobrir em qual órgão público está o documento, seja no Brasil ou na Itália.
ETAPA 3
ANÁLISE DAS CERTIDÕES
DE INTEIRO TEOR
Nesta etapa são analisadas as informações constantes nos documentos, para que o oficial/juiz que irá receber o pedido de reconhecimento não tenha dúvidas acerca do seu direito de ser um cidadão italiano. Nesta etapa, por exemplo, são vistos casos de escrita incorreta, data de nascimento errada, erros de digitação ou qualquer outro item que possa comprometer o andamento do seu processo.
ETAPA 4
MONTAGEM DO PROCESSO
Após ter em mãos as certidões de inteiro teor brasileiras e as certidões italianas, devidamente conferidas e/ou corrigidas (caso necessário), a equipe da TMG organiza todos os documentos do processo para seguir para com a próxima etapa.
ETAPA 5
TRADUÇÃO JURAMENTADA
Os documentos brasileiros devem ser traduzidos para o italiano por tradutor juramentado e devem ter a firma do tradutor reconhecida em cartório.
ETAPA 6
APOSTILAMENTO
Desde 14 de agosto de 2016 entrou em vigor no Brasil a Convenção da Apostila de Haia que exige que os documentos sejam apostilados para que possam ser utilizados em qualquer um dos países onde vigora esta Convenção. O apostilamento nada mais é que a autenticação dos documentos, ou seja, ele garante a legitimidade e o valor legal dos mesmos para que sejam utilizados em procedimentos burocráticos fora do seu país de emissão.
ETAPA 7
RECONHECIMENTO DA
CIDADANIA ITALIANA
Chegamos até aqui. Agora é preciso definir por qual via realizar a solicitação de reconhecimento da sua Cidadania Italiana. Atualmente, existem três opções: Via Consulado no Brasil. Via Administrativa e Via Judicial/Materna. Clique aqui para saber mais.
Quer receber um orçamento?
Será um prazer lhe atender :)
  Receber Orçamento