PERGUNTAS FREQUENTES
O reconhecimento da cidadania italiana é um direito previsto por lei de todos que têm sangue italiano, ou seja, de todos aqueles que possuem um antepassado italiano. Obviamente devem ser cumpridos alguns requisitos legais.
Sim, pois o reconhecimento da cidadania italiana se dá por direito de sangue (iuri sanguinis), ou seja, basta ter um italiano na família e conseguir comprovar a descendência através das certidões exigidas.
A principal vantagem de tirar a cidadania italiana via judicial (contra a fila dos consulados) é que este processo não exige que o requerente se desloque para a Itália. Enquanto o processo via administrativa exige que o requerente esteja em solo italiano de 45 a 90 dias e possui um valor mais alto. O processo de cidadania italiana via judicial é uma ótima alternativa para quem não deseja aguardar de 10 a 20 anos nas filas dos consulados italianos, mas, também, não tem urgência em adquirir a cidadania italiana. O prazo pode levar de 12 a 36 meses.
Não. O interessado pode obter o reconhecimento de sua cidadania italiana através de um parente nascido há várias gerações, porém deve comprovar através da apresentação dos documentos de todos os seus ascendentes (nascimento, casamento e óbito), desde o antenato italiano, até ele próprio.
Os cônjuges têm direito ao reconhecimento/naturalização por serem casados com cidadãos italianos, sendo:
a) Se o casamento foi realizado antes de 27/04/1983 o reconhecimento da cidadania ao cônjuge é automático, basta o italiano estar com o seu cadastro atualizado no Consulado da sua circunscrição.
b) Caso o casamento tenha ocorrido após 27/04/1983, o cônjuge pode fazer o pedido de naturalização conforme a legislação vigente.
O Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero (A.I.R.E.) foi instituída com a Lei n. 470 de 27 de outubro de 1988 e contém os dados dos cidadãos italianos que residem no exterior. É mantida pelos Comuni (Municípios) na Itália com base nos dados e informações provenientes das Representações consulares no exterior. A inscrição no A.I.R.E., que é gratuita, é um direito e um dever do cidadão (art. 6 da Lei 470/1988) e constitui pré-requisito para usufruir de uma série de serviços disponibilizados pelas Representações consulares no exterior e para votar nas eleições políticas e nos referendos.
DEPOIMENTOS
" Fiz minha cidadania italiana recentemente e recomendo muito o trabalho da TMG. Fui muito bem assessorada durante minha estadia na Itália, enquanto aguardei o processo em uma casa ótima, com tudo que tu precisas para passar os meses lá da melhor maneira possível. Desde a busca dos documentos até o momento de entrega da carteira de identidade italiana, me senti 100% segura e confiante que o trabalho da TMG seria feito da melhor maneira possível e foi assim que ocorreu. Estou com meus documentos de identidade e passaporte em mãos, morando na Europa sem preocupações graças ao excelente trabalho dessa equipe. Muito obrigada."
"Mais ou menos quatros anos atrás decidimos fazer nossa cidadania, começamos a pesquisar e entramos em contato com algumas pessoas, sendo essas, desonestas. O tempo foi passando e sempre alguém nos lograva ou cobrando valores absurdos ou nos entregando documentos falsos. Perdemos as esperanças inúmeras vezes, até que encontramos nosso anjo da cidadania, uma amiga na verdade... Ariela da TMG Cidadania Italiana. Depois disso tudo deu certo, pagamos o preço justo nossos documentos foram para Itália depois da gente... e mesmo assim em 100 dias saía a tão sonhada CIDADANIA ITALIANA! Obrigada Ariela, mais uma vez por todo o trabalho, aguentar nossa ansiedade te ligando diversas vezes e ser tão honesta! Muita sorte sempre e que Deus te acompanhe!"
"Fiz a minha cidadania italiana com o excelente suporte da TMG! A minha história com relação a cidadania foi longa e muito conturbada! Quando decidi fazer o reconhecimento da cidadania italiana, optei pela opção mais em “conta” financeiramente na Itália, com isso tive diversos problemas... Porém com o auxílio impecável da TMG consegui resolver todos! A TMG me auxiliou na localização da certidão do meu antenato na Itália onde por diversos dias batendo de porta em porta nas igrejas da região não conseguia localizar. Mistério esse que a Ariela buscando em seus livros encontrou a chegada do meu antenato no Brasil, onde constava uma divergência no seu nome, problema esse resolvido numa madrugada de muita pesquisa! Também tive o auxílio da TMG no processo judicial que tive que mover no Brasil, para alterar erros nas certidões. Não caberia aqui relatar tudo que passei na Itália,mas se pudesse voltar no tempo faria tudo diferente, faria desde o inicio do processo com a Equipe da TMG Cidadania Italiana. Grazie Mille TMG."
"Só tenho a agradecer a TMG Cidadania Italiana. Além do trabalho de cidadania, sempre demonstraram total atenção e preocupação em todas as etapas do processo. Sempre dispostas a esclarecer dúvidas e dar dicas. Com certeza tive muita sorte de ter sido vocês que me acompanharam nessa fase e tenho certeza que vão nos auxiliar nas que virão! Muito obrigado!"
Montamos tudo para você!
O seu Direito de viver uma vida Maravilhosa!